O propósito deste sistema é prover meios simples de avaliar “start hands” no jogo de Omaha.
Primeiro, o Mike Caro’s Poker Probe software foi usado para determinar a porcentagem de vitórias para várias combinações de quatro cartas quando jogado contra nove oponentes. Isso foi conseguido através
de uma simulação de 50 mil mãos jogadas com cada “start hand”.Assumimos que este é o meio para chegar aproximadamente à força de cada mão e seu potencial de ganho, deixando de lado é claro os métodos de jogo, estratégias de cada jogador etc…
Segundo, um número de compontentes foi examinado para determinar sua relativa contribuição para o valor para cada mão. Eventualmente ficou decidido que a primeira determinação para boas start hands se relacionam com o rank das cartas e não importa se elas estão em par, suited ou conectadas.
Finalmente, um outro tipo de análise foi conduzida para tentar determinar o peso relativo desses fatores. O sistema que se segue é o resultado de quantificar a contribuição feita por esses vários componentes.
Uma vez que os cálculos são feitos, o resultado de pontos total, QUANDO DIVIDIDO POR DOIS, é uma aproximação atual da porcentagem de vitória de uma mão - quando jogada até o fim contra 9 oponentes. A correlação entre o total de pontos e a porcentagem de vitórias, quando não representa uma correspondência de 1 para 1 é, pelo menos, quase isso. De fato, em cerca de 70% dos casos a porcentagem terá apenas um ponto de margem de erro. Digamos que o sistema lhe dê 40 pontos. Então (dividindo por dois) a porcentagem da sua mão estará entre 19% e 21%.
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PASSOS PARA CALCULAR O TOTAL DE PONTOS
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PRIMEIRO, para avaliar a contribuição feita por suited cards, olhe para ver se sua mão contém 2 ou mais cartas do mesmo naipe. Se sim, dê pontos baseado através do rank da maior carta. Repita o procedimento se sua mão é double suited:
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Se a maior carta é um ÁS, dê 8 pontos
Se a maior carta é um REI, dê 6 pontos
Se a maior carta é uma DAMA, dê 5 pontos
Se a maior carta é um VALETE, dê 4 pontos
Se a maior carta é um DEZ ou um NOVE, dê 3 pontos
Se a maior carta é um OITO, dê 2 pontos
Se a maior carta é um SETE ou Menor, dê 1 ponto
Se a maior carta é um REI, dê 6 pontos
Se a maior carta é uma DAMA, dê 5 pontos
Se a maior carta é um VALETE, dê 4 pontos
Se a maior carta é um DEZ ou um NOVE, dê 3 pontos
Se a maior carta é um OITO, dê 2 pontos
Se a maior carta é um SETE ou Menor, dê 1 ponto
Se sua mão contém mais de duas cartas do mesmo naipe, deduza 2 pontos.
SEGUNDO, para o fator em vantagem de possuir pares:
Se você tem um par de A, dê 18 pontos
Se você tem um par de K, dê 16 pontos
Se você tem um par de Q, dê 14 pontos
Se você tem um par de J, dê 13 pontos
Se você tem um par de 10, dê 12 pontos
Se você tem um par de 9, dê 10 pontos
Se você tem um par de 8, dê 8 pontos
Se você tem um par de 7 ou abaixo, dê 7 pontos
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Se você tem um par de K, dê 16 pontos
Se você tem um par de Q, dê 14 pontos
Se você tem um par de J, dê 13 pontos
Se você tem um par de 10, dê 12 pontos
Se você tem um par de 9, dê 10 pontos
Se você tem um par de 8, dê 8 pontos
Se você tem um par de 7 ou abaixo, dê 7 pontos
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Dê ZERO pontos neste passo, para qualquer mão que possua 3 cartas iguais.
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TERCEIRO, quando sua mão contém cartaz capazes de completar um straight, ela se torna mais valiosa. Conseqüentemente, se as suas cartas não possuem um gap de 3 cartas, adicione os seguintes pontos:
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Para 4 cartas em sequência, adicione 25 pontos
Para 3 cartas em sequência, adicione 18 pontos
Para 2 cartas em sequência, adicione 8 pontos
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Para 3 cartas em sequência, adicione 18 pontos
Para 2 cartas em sequência, adicione 8 pontos
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Desse total, subtraia 2 pontos para cada gap, para um máximo de 6 pontos.
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Para casos especiais representados por Áses, deduza 4 pontos do total acima quando um Ás é usado. Isso é necessário pois um Ás pode fazer poucos straights. No entanto, quando uma mão contém cartas baixas que podem ser usadas com um Ás para fazer uma “minhoca”, o valor da mão aumenta. Conseqüentemente, quando sua mão contém um Ás e uma carta baixa, adicione 6 pontos. E adicione 12 para um Ás com duas cartas baixas.
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FINALMENTE, uma determinação precisa ser feita para vermos quais mãos são qualificadas como “jogáveis”.
Minha sugestão é que se jogue mãos com 24 pontos para cima. Lembrando que qualquer mão com mais de 10% de chances de ganhar um jogo full ring (mesa com 10 pessoas), são lucrativas no longo prazo. Isso daria mãos com 20 pontos ou mais, mas para jogadores mais inexperientes, aconselho a focar em mãos com 24 pontos ou mais.
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Minha sugestão é que se jogue mãos com 24 pontos para cima. Lembrando que qualquer mão com mais de 10% de chances de ganhar um jogo full ring (mesa com 10 pessoas), são lucrativas no longo prazo. Isso daria mãos com 20 pontos ou mais, mas para jogadores mais inexperientes, aconselho a focar em mãos com 24 pontos ou mais.
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ALGUNS EXEMPLOS:
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A mão com mais chances de ganhar no Omaha é AAKK double-suited. Uma mão dessa ganhará 54 pontos de acordo com este sistema: De acordo com o primeiro passo, uma mão contendo AsAhKsKh ganhará 16 pontos (suited com A = 8 e outro suited com A = 8). O segundo passo dá 18 pontos para o par de Áses e 16 pontos para o par de Reis. Isso totaliza 34 pontos neste passo. No terceiro passo a combinação AK dá 4 pontos como uma potencial sequência (8 pontos por duas cartas em sequência divididos por 2 devido a presença do Ás). O resultado final é 54, que dividido por 2, dá 27% de chances de vitória.
Agora assuma que você tem 9s8s9d8d. Passo 1 te dará 6 pontos pelo double-suited de 9. No segundo passo, o par de 9 lhe dá 10 pontos e o par de oitos lhe dá 8 pontos. O último passo lhe dará 8 pontos pela sequência 8-9. O total é 32 pontos, que divido por 2 lhe dará 16% de chances de vitória.
Com QsQd9h9c, nenhum ponto é ganho no primeiro passo pois não há suited cards. O passo 2 lhe dará 14 pontos pelo par de Q e 10 pontos pelo par de 8. Último passo lhe dará 8 pontos pela combinação Q-9 mas deduzirá 4 pontos pelo gap de 2 cartas (10-J). O final total é 28 dando uma percentagem de vitória de 14% aproximadamente.
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Finalmente, considere As3SKd4d. O passo 1 lhe dará 14 pontos, o passo 2 não lhe dará nada pois não há par. Já o último passo lhe garantirá 12 pontos pela combinação A-3-4 e mais 4 pontos pela combinação A-K. Você terá então um total de 30 pontos que correspondem a 15%.
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NOTAS:
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Para deixar o óbvio bem claro. Somente isso não lhe fará um vencedor no Omaha. Outros fatores além de suas mãos iniciais, farão com que você seja vitorioso (ou perdedor). Espero que esse sistema ajude jogadores novatos na importante decisão de escolher suas start hands.